Networking no Mundo Real e Virtual.

Networking no Mundo Real e Virtual.
Por Thmas F. Reaoch

Como consumidores o no papel de cliente, nos apreciamos muito o trato “pessoal”. O sabor da comida num restaurante é sempre melhor onde o Metre ou o garçom nos reconhece e chama por nome. Criamos-nos um link com empresas e produtos e serviços, mas sempre através da figura de uma pessoa. Somos emotivas e a emoção é uma característica de pessoas. É normal perguntar para amigos ou colegas antes de comprar qualquer coisa ou adquirir qualquer serviço, queremos saber da “experiência” que a pessoa teve não só com o produto, mas sim como toda a experiência. Referencias e propaganda de boca, não tem preço.

Mas Brasileiros culturalmente são tímidos e “tem vergonha” no encontro com pessoas desconhecidos. Parte vem da educação dos pais de “não falar com pessoas estranhas” Tem muito o habito de “ser apresentado” antes de se relacionar. O brasileiro leva isto ao mundo de negócios. Tipicamente o Brasileiro se relaciona num ambiente social, ou clube esportivo e ate tem dificuldade de ter negócios com alguém que torce por time concorrente! Poucos participam ativamente de associações comunitárias, empresarias ou ate do bairro, escola, etc. Normalmente pensam no networking só quando estão procurando um emprego.

O mundo de negócios hoje é totalmente globalizado e a forma de aumentar a nossa rede relacional é através de pessoas “desconhecidas”.

Networking é importante para todas as profissões, mas no Brasil umas são mais críticos, como por exemplo, advogados ou profissionais da área de saúde que sofrem de restrições de promoção pessoal. O fundamental de networking e uma rede relacional bem construída são de criar um mecanismo de ser sempre “lembrado” e “achado” quando alguém esta atrás do seu produto ou serviço.

Agora temos o networking virtual, no internet e sites de “Busca” como Google, você como profissional tem de aparecer no mundo virtual e criar uma rede relacional através de LinkedIn, e um Blog pessoal. Quem não consegue criar uma rede “real e presencial” dificilmente cria relacionamento virtual, infelizmente se tornado obsoleto em todas as dimensões.

Thomas F. Reaoch


“O Rei do Networking”